terça-feira, 9 de agosto de 2011

Meu melhor amigo na cozinha

Têm muitas coisas na minha cozinha que eu amo, desde as panelas antiaderentes à própria cozinha, que é bem espaçosa, cheia de armários e com espaço para colocar uma mesa que me ajuda muito para preparar a comida e fazer artesanato.

Mas um item posso dizer que é salvador para ao meu perfil avoado-perigoso. Afinal, já deixei ovos de codorna explodirem igual a pipoca por tê-los esquecido cozinhando, entre outras coisinhas. rs

O timer, meu melhor amigo, é o aparelhinho que me lembra que tem algo no fogão, no forno, ou qualquer coisa que já está na hora de ir conferir.

Na casa da minha mãe a gente teve aqueles de modelinhos fofos que, em tese, bastaria girar para funcionar. Aqui tinha um ovo de inox (bonitão) que a sogra deu, com o mesmo princípio. Mas esses modelos nunca funcionaram por muito tempo.

O marido viajou e encomendei um que fosse digital e com ímã para deixar na geladeira, e que tivesse tamanho suficiente para caber no bolso sem se perder por lá. Exigente? Não sei...

Ele acertou em tudo (muito amor!) e trouxe para mim o meu querido timer, que uso muito, normalmente colocando um minuto a menos para dar tempo de eu chegar com calma, porque não costumo sair correndo quando ele toca. rs

O timer, obviamente, pode ser útil em outros cômodos da casa. Já pensou em dar um jeitinho na sala em 15 minutos? Ou controlar o tempo do filho (ou o seu) no computador? Pois é, vai da criatividade.

E para vocês, quais são seus melhores amigos na cozinha?

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Receita: Maria Mole

Essa maria mole é facílima de fazer, dá para chamar a criançada para ajudar e todos se divertirem.
Costumo fazer só metade da receita e utilizo sempre envelope de gelatina (é mais barato que folha). Só faço inteira quando é para festa.


  • 12 folhas de gelatina sem sabor (ou 2 envelopes de gelatina em pó)
  • 200 ml de água fervente
  • 500 g de açúcar
  • Manteiga para untar
Essa receita eu vi no Mais Você há alguns anos e peguei para mim, porque adorei. Mas costumo parar nos ingredientes acima.

  • Coco ralado seco - pode substituir por açúcar cristal (eu prefiro)
  • 5 gotas de essência (de sua preferência) - nunca coloquei
  • Corante alimentício em gel (cor de sua preferência) - também nunca coloquei, gosto dela branquinha
água com gelatina dissolvida

Primeira coisa é esquentar a água para dissolver a gelatina. Uso medidor de vidro Marinex e esquento rapidinho no microondas. Depois misturo bastante (pode ser no medidor ou já na tigela da batedeira) para só então misturar o açúcar.
não demora 5 min. para ficar com essa aparência

Depois é só bater por 5 min. em velocidade média e depois por mais 10 min. em velocidade alta. Isso ajuda a dar volume. Mas não precisa ser exato, porque não irá desandar.
Se quiser colocar corante ou essência, o melhor é que faça após os 5 min.
a massa começa a subir porque está mais grossa


Enquanto estiver batendo pegue uma vasilha (uso assadeira de vidro) - se for receita inteira a sugestão é que tenha a seguinte medida: 21 cm x 29 cm x 3 cm de altura - e unte-a. 

Dica: Não coloque muita manteiga para não ficar com o gosto na maria mole.

Dica: Após bater, vire logo a maria mole na vasilha porque ela irá endurecendo de forma cada vez mais acelerada depois que parar de bater

Depois de virar é só pegar a espátula que você usou para raspar a vasilha da batedeira e dar uma acertada (deixando a massa lisa) e colocar na geladeira (de preferência coberta por filme plástico ou papel alumínio para que não resseque).
depois de passar pela geladeira por 1 hora

Você pode servir na própria vasilha de vidro (já fiz assim e desenhei uns corações logo que alisei) ou em quadradinhos.
com coco ralado (não usei meio saquinho) 

para receber para amigos, muitos corações

Dica para untar: o que é e como fazer

O que é Untar? 
Passar gordura (normalmente margarina) em assadeira, forma, ou qualquer outra vasilha, polvilhando ou não farinha.

Utilidade: evita que os alimentos grudem na vasilha.

Normalmente a gente passa um ou dois dedos (limpos) na margarina e depois espalha na vasilha essa margarina que está nos dedos, repetindo quantas vezes for necessário. Como pode imaginar, a mão fica horrível.
Para evitar isso há quem use pincel, mas acho que lavar o pincel depois é pior.

Minha dica (que aprendi ainda adolescente) é pegar um pedaço de toalha de papel e dobrar num pedaço pequeno, suficiente para não sujar os dedos, e passar na margarina e depois na vasilha, como faria se fosse direto com os dedos.
uso meia folha por vez, dobro em quatro e depois substituo

Não esqueça de dobrar para que fique grosso, caso contrário o papel irá rasgar e vai ficar pior ainda, já terá margarina e pedacinhos de papel engordurado em sua mão, e pior, na vasilha.


Você também tem uma dica? Compartilhe com a gente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...